O Butão, um pequeno reino no coração do Himalaia, é um destino que encanta por sua natureza intocada e por um modo de vida tradicional. No entanto, o que torna essa nação realmente especial é sua capacidade de manter viva a autenticidade cultural. O país preserva tradições milenares, e tem um esforço comunitário para a preservação da sua fauna e flora. Para os amantes das viagens autênticas, mas que não abrem mão de experiências exclusivas, este destino definitivamente entrará para a sua lista de desejos.
Uma viagem autêntica para um destino intocado
O turismo sustentável tem ganhado cada vez mais espaço na hora de planejar uma viagem, e é uma das tendências para 2025 para quem quer viajar com elegância e luxo, sem abrir mão de experiências imersivas na cultura local.
Se você é dessas pessoas que gostam de explorar lugares exóticos de maneira responsável, o Butão é o destino perfeito. É um dos poucos países que implementa uma política de turismo sustentável, com taxas que são convertidas na preservação do território. Isso permite que o impacto da sua estadia ultrapasse as paisagens de tirar o fôlego, tendo um papel direto e essencial na economia local.
O Butão é um país que proporciona a oportunidade de vivenciar um estilo de vida que, na era da globalização, está cada vez mais raro. Explore a arquitetura tradicional de fortalezas como o Punakha Dzong, e monastérios impressionantes. O Butão oferece paisagens, sensações e experiências que são difíceis de encontrar em qualquer outro lugar do mundo.
NPlanos recomenda: explore o Butão
Paisagens deslumbrantes antes mesmo de aterrissar: Ao chegar no único aeroporto internacional do Butão, na cidade de Paro, surpreenda-se com estas vistas de tirar o fôlego das montanhas do Himalaia, com uma visão privilegiada do Monte Everest.

Ponte suspensa de Punakha: Esta ponte suspensa feita a mão com certeza vai deixar o seu coração na boca. Foi criada no século XVI para os Lamas do templo de Punakha Dzong que cruzavam o rio para visitar aldeias próximas. Hoje, é o ponto turístico favorito dos adrenaline junkies que visitam o Butão.

Tiger’s Nest, Paro: Um plano imperdível para quem visita o Butão. Este templo do século XVI é a mescla perfeita da história, lendas e geografia do país. Para alcançá-la é preciso ir de carro em direção às montanhas, para chegar a um dos Parques Nacionais do Butão. Daquele ponto até o topo, serão aproximadamente 1.000 metros de subida íngreme. A recompensa para o visitante que chegar ao ponto alto da trilha é, definitivamente, inesquecível.

Um toque de luxo em meio à tradição
Apesar de ser um destino conhecido por sua simplicidade e forte ligação com a natureza, o Butão também oferece opções de hospedagem de altíssimo padrão, com propriedades que combinam o tradicional com o moderno. Existem diversos hotéis e retiros escondidos entre as montanhas, com vista para paisagens deslumbrantes. Experimente mergulhar nesse universo paradisíaco que emana paz, enquanto ainda pode desfrutar de serviços exclusivos como jantares preparados por chefs especializados, meditações guiadas por monges ou trilhas privadas pelas montanhas. Viva o Butão do futuro, com a essência e o respeito às tradições que o país preserva.

Para quem busca experiências mais imersivas na cultura local, hospedar-se em casas de locais que foram transformadas em hotéis de alto padrão, como o Mendegang Heritage Home, pode ser o plano perfeito. Estes hotéis boutique fornecem um serviço profundamente pessoal e detalhado em meio ao dia a dia da comunidade local. É a oportunidade perfeita de aprender mais sobre os costumes e tradições que marcam o cotidiano dessa sociedade.
